segunda-feira, 24 de maio de 2010

O X da Questão-Evasão escolar


Como manter todos na escola? É fácil culpar o aluno pelo abandono, mas o desafio de diminuir os índices de evasão exige que a escola repense sua praticas cotidianas. Por Rodrigo Ratier- Revista Nova Escola Maio de 2010. Imagine por um instante o momento mais agudo da aula mais difícil. Meia-dúzia de alunos dormem nas últimas fileiras. Um trio troca mensagens de celular. Dois meninos se estapeiam. Uma turma discute sobre futebol. Nas primeiras carteiras, só um pequeno e compassivo grupo se esforça para prestar atenção naquilo que você, aos berros, tenta dizer. Nessas horas, um pensamento emerge: "Gostaria de ensinar para os que querem aprender. Quem não está a fim que saia. Será melhor assim!". Não será. O desafio de ser professor exige educar todos, sem exceção. O Brasil, por enquanto, está perdendo essa batalha. Responsabilizar o aluno pelo abandono é a saída mais fácil. Na verdade, ele é o menos culpado. Entretanto, os estudos mostram que a própria escola colabora para agravar a evasão. Os altos índices de repetência exercem um papel fotíssimo-longe de sua faixa etária original, o aluno se sente desmotivado a seguir aprendendo. Fica claro que a escola precisa olhar para si própria. Do ponto de vista da gestão, uma providência essencial é atacar as causas da evasão. O acompanhamento eficiente da frequência ajuda a mapear o problema e identificar os motivos das faltas. Dependendo da razão, é possível escolher a melhor forma de reverter o quadro: conversas com pais e alunos, visitas às famílias, aulas e reforço e campanhas internas e na comunidade. O tom deve ser de parceria e acolhimento, nunca de punição. Suspensões e expulsões podem ser rediscutidas. A idéia é simples: se a indisciplina é um dos caminhos que levam à evasão, não faz sentido punir o aluno impedindo que ele vá à escola. Em vez disso, é possível pensar em medidas que modifiquem a rotina do estudante, mas que o mantenham na instituição- estudar sozinho, com a obrigação de acompanhar o conteúdo, é uma alternativa. Comentário: Há muitos motivos que levam o aluno a deixar de estudar- a necessidade de entrar no mercado de trabalho, a falta de interesse pela escola, as dificuldades de aprendizado, doenças, deficiências no transporte escolar, falta de incentivo dos pais, mudanças de endereço etc. Para serem minimizados, alguns desses problemas dependem de ações do poder público. Outros, contudo, podem ser solucionados com iniciativas tomadas ao longo do ano pelos gestores escolares e sua equipe, que têm a responsabilidade de assegurar as condições de ensino e aprendizagem. Nós, professores, temos que lutar pela educação do nosso país.

por Sueli de Jesus.

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