domingo, 23 de maio de 2010

O retrato do Brasil




     Sentado a esquerda está o Miguel com sua camisa branca, um colete por cima, sua calça social e seu sapato marrom. Ele está sentado com postura correta e no encosto de sua cadeira estão seu terno e chapéu. Miguel é um homem feliz e despreocupado  podendo assentar-se em sua mesa todos os dias ciente que seu alimento estará na sua mesa e nada vai lhe faltar.
Porém João aos 40 anos já aparenta mais idade, isso pelo sofrimento de seus dias,colocando-se diariamente em sua mesa com a velha camisa doada por seu tio, a velha calça já remendada, seu sapato comprado há três anos atrás, sem postura e triste ele não tem forças se quer para desvirar seu próprio prato, pelo medo de imaginar que mais um dia pode lhe faltar o alimento. João chega até pensar que não existe mais razões para viver.
     Esta é a desigualdade que vivemos em nosso país, enquanto para uma pequena parte não falta nada, a grande maioria vive de promessas. Da mesma forma acontece entre os brancos e negros, assunto tratado na aula com a professora Germana. Onde assistimos um vídeo em que as crianças negras estavam sentadas em uma cadeira e cada criança tinha que olhar uma boneca, vinha uma branca e outra negra. As crianças achavam a boneca branca legal e a negra elas desprezaram.Com este vídeo a professora tentou nos mostrar mais uma vez a desigualdade racial.

por Fernanda Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário